Código: | MP1C10009 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ESTAG1 | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos |
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Corpo docente: |
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos Elvira Maria Tavares Lázaro dos Santos Filipe Manuel Carapeto Fialho Ilda Clara Almeida da Cruz Rodrigues José Abilio Baptista Antunes Gonçalves |
Português
O Estágio I desenvolve-se em contexto de jardim de infância. Assume-se como fundamental para o exercício da profissão de um educador de infância, o conhecimento das dinâmicas do contexto educativo do jardim de infância, enquanto contexto da segunda infância, bem como da apropriação do conhecimento do desenvolvimento infantil entre os três e os seis anos.
Competências a desenvolver
Nesta Unidade Curricular pretende-se desenvolver as competências no sentido de uma abordagem
integrada dos fenómenos pedagógicos, procurando estabelecer relações e articulações com outros domínios do saber, outras experiências e respostas com relevância no campo da Pedagogia da Infância, ao mesmo tempo que compreendem e incorporam a função do educador de infância e a sua importância como pessoa capaz de corresponder às necessidades das crianças e às expectativas das famílias e da sociedade.
Pedagogia:
- revele conhecimentos mais aprofundados sobre o enquadramento da Educação Pré Escolar em Portugal.
- conhece, integra as dinâmicas vivenciadas no contexto do Pré Escolar de acordo com a Lei Quadro da
Educação Pré Escolar e as OCEPE
- conhece, reflecte e é capaz de construir documentos organizativos que reflectem a prática pedagógica de
acordo com os objectivos do Pré Escolar. Exemplo: Projectos, Reuniões de Pais…
- concebe pequenos projectos adequados no contexto educativo em que realiza o estágio
- concebe planificações, observações e registos adequados no contexto educativo em que realiza o estágio
- revela capacidade para “olhar” para o contexto educativo em que realiza o estágio à luz dos conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura.
- intervem de uma forma adequada, equilibrada e devidamente contextualizada no contexto educativo e
respectiva comunidade educativa, sabendo que valores e princípios éticos devem ser respeitados
Matemática:
- enquadra os fundamentos das orientações curriculares para a educação pré-escolar no contexto do desenvolvimento do pensamento matemático
- manifesta conhecimento sobre aspectos relevantes de estudos incidindo sobre o desenvolvimento do
conhecimento matemático das crianças em idade pré-escolar
- reconhece a importância das situações experimentais e quotidianas para o desenvolvimento do
pensamento matemático
- concebe experiências de aprendizagem facilitadoras do desenvolvimento do pensamento matemático.
Ciências:
- reconhece o papel da educação científica no desenvolvimento de hábitos de pensar e rotinas de pesquisa a par dos conhecimentos, capacidades e atitudes básicas das crianças.
- planifica diversos tipos de actividades adequadas à área do Conhecimento do Mundo, tendo em conta os
recursos, o tempo disponíveis e o nível de compreensão das crianças.
- formula soluções originais e criativas na concepção dos planos de actividades, na elaboração de materiais
pedagógicos e de instrumentos de avaliação.
- avalia o valor pedagógico-didáctico das actividades que elabora.
- integra os valores científicos, sociais e éticos nas suas práticas.
Expressão Dramática /Teatro:
- compreende as práticas da Expressão Dramática e do Teatro como recurso globalizador no processo
educativo;
- reconheçe a importância dos Indutores do Jogo Dramático na Planificação e no Projecto de trabalho, em Expressão Dramática-Teatro;
- identifique a função do Adulto no processo educativo, no âmbito da dinamização das sessões de
Expressão Dramática/ Teatro na Educação.
Lingua Portuguesa:
- desenvolve uma relação lúdica com a linguagem. Planificar estratégias pedagógicas para o
desenvolvimento de uma relação feliz com a comunicação verbal.
- sabe ouvir e saber contar. Saber reflectir sobre dimensões transversais da formação dos aprendizes,
nomeadamente relacionadas com o uso dos textos narrativos tradicionais e de literatura contemporânea
para a infância.
- compreende as crenças e as representações da leitura e da escrit
Consulte o programa e o documento Orientador do Estágio I na pasta de conteúdos desta UC.
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